Tradutor

domingo, 19 de novembro de 2017

Dicas para a leitura da Bíblia




– Muitas pessoas, não conseguem ler a bíblia por falta de instrução e até mesmo de sabedoria. Ler a bíblia de qualquer maneira é perca de tempo.

Como deve ser a leitura bíblica:


A bíblia deve ser lida de uma forma eficiente! Geralmente quando pegamos a bíblia para ler pela primeira vez, começamos pelo livro de Gênesis, e é ai que se encontra o erro: Começar a ler a bíblia pelo livro de Gênesis.


Confira então algumas dicas para você começar a fazer essa leitura indispensável para todos nós.


Porque não ler Gênesis sendo o mesmo o primeiro livro da bíblia?


Devemos entender que a Bíblia não é um livro comum que deve ser lido diretamente de capa a capa. Ela é uma coleção de livros escritos por vários autores, inpirados por Deus e reunidos em um único livro. Porém o foco de um cristão é Cristo! Martinho Lutero disse que a Bíblia é o “berço de Cristo” pelo fato dos livros e profecias nela descritos apontarem para Ele. A leitura do Velho Testamento é uma leitura um pouco pesada e cansativa para uma pessoa que quer começar ler a bíblia pela primeira vez.


Por onde começamos ler a Bíblia?


O lugar mais fácil para começar a ler a bíblia, é pelos Evangelhos localizados no Novo Testamento! Uma dica é começar pelo Evangelho escrito por Marcos, é um livro rápido e de fácil leitura que descreve o que Jesus Cristo fez em sua jornada terrena. Quando você terminar de ler o Evangelho de Marcos passe para o Evangelho de João e conheça as palavras ditas por Jesus, leia e releia quantas vezes achar necessário, faça anotações, pesquise, medite. Depois de estar familiarizado com esses dois livros e com a vida de Cristo, leia os outros dois Evangelhos, Mateus e Lucas e veja que ler a bíblia pode se tornar algo agradável.


Li os Evangelhos e já estou “afinado” neles. E agora? Posso ler a bíblia do começo?


Já sabe quem é Jesus Cristo? Conhece toda a vida d’Ele até mesmo de trás pra frente? Está cada vez mais intimo e com vontade de ler a bíblia? Esse é um bom caminho. Porém antes de passares para o Velho Testamento e “comer toda a refeição” que tal “comeres uns aperitivos” para aguçar ainda mais nossa “fome”?


Folheie algumas páginas de sua bíblia depois de ter terminado Lucas e leia as cartas que Paulo enviou aos Romanos e aos Efésios, se tiver dificuldade em encontrar olhe no índice de sua bíblia, isso não é pecado viu? Romanos e Efésios serão dois livros que ensinarão a você se alegrar em Deus e viver uma vida que O honre.


Que tal ir para o início da bíblia agora? Gênesis!


Gênesis; Criação, Pecado, Dilúvio, Temor, Fé, Sacrifício e aí por diante. Esse são temas da história que irás encontrar daqui para frente. Se até agora a seu entendimento para com a bíblia tem sido fácil, nesse ponto irá complicar um pouco, porém nada que dedicação e vontade não resolva. Não exite em pedir auxilio a uma pessoa de maior entendimento da bíblia quando tiver dificuldades.


Após Gênesis, pule alguns livros!


Depois de Gênesis pule os livros: Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio. São livros de difícil leitura e entendimento por serem detalhados e descreverem muitas leis. Deixe-os para estudar futuramente, não se prenda a eles e não corra o risco de desanimar de ler a bíblia mediante as dificuldades impostas por eles! Passe para o livro de Josué e Leia até Crônicas pule os livros de Isaias até Malaquias. Por por final, leia Salmos, Provérbios e Eclesiastes!




Seis Dicas para ler a Bíblia

Há diversas formas de se olhar para o texto bíblico. Por ser um Livro com milhares de anos de existência e que traz em seu conteúdo verdades de fé, é possível lê-lo de várias maneiras.


É claro que estas aqui apresentadas não são as únicas, mas procuramos apresentá-las de maneira complementar – uma não exclui a outra – e todas elas podem se mostrar válidas aos seus objetivos.


         Confira 6 planos para a leitura da Bíblia:

1°) – Leitura Literária – Faça da leitura um hobbie.
2°) – Leitura Histórica – Compare os fatos bíblicos com a História Geral.

3°) – Leitura Devocional – Procure se concentrar nas verdades reveladas; acima de tudo, são estas verdades que Deus quer lhe falar.


4°)- Leitura Técnico-pastoral – Lembre-se sempre que a Palavra de Deus é soberana, assim tenha uma atitude humilde de buscar somente o que o próprio texto diz e nunca levar convicções pessoais ao texto.


5°) – Leitura Crítica – É fundamental neste nível de leitura que não se despreze nenhum recurso disponível na obtenção da verdade e dos argumentos originais.


6°) – Leitura Apologética – Sendo este o caso, é importante conhecer os conceitos e doutrinas do oponente para que se busque textos que afirmem diretamente as verdades doutrinárias que se deseja enfatizar.

Seja qual for seu objetivo ou motivo, leia sempre a Bíblia.

















Pr. Lucinho Barreto

















Dica de Leitura #1 - Leandro Quadros



>>>Áudio: Bíblia Falada<<<





          Texto Fonte





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos Ajude a Divulgar esse Blog: Conteudo para todas as Idades:
“Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. ” Mateus 10:33