Tradutor

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Gênesis: 6:6 (Deus se arrepende ou não?)


Deus se arrepende ou não em ter Criado o Homem?

Números 23:19 e Gênesis 6:6, como entender essas duas passagens? 



Por que em Números 23.19 diz: “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa…”, sendo que em Gênesis 6:6 se afirma: “então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração”?

A palavra “arrependimento” é expressa por diferentes palavras no original hebraico e grego. Sendo assim, o arrependimento divino é totalmente diferente do arrependimento humano, pois diferentes palavras hebraicas e gregas são usadas para definir este sentimento.

Quando a Bíblia fala do arrependimento humano, usa as seguintes palavras no original: Shubh (hebraico) e metanoéo (grego). Seus significados: mudança de mente (não somente a tristeza pelo pecado), voltar atrás, retornar ao caminho correto. Por outro lado, quando a Bíblia fala acerca do arrependimento divino, usa estas: Naham (hebraico) e Metamélomai (grego). Significados: dor, tristeza, pesar.

Portanto, quando Gênesis 6.6 diz que Deus “se arrependeu”, está afirmando que o Senhor “sentiu profunda dor, pesar” (lembremos que não temos como expressar em linguagem humana os sentimentos de Deus, como realmente foi esta dor divina) por ter de executar juízo (por ocasião do dilúvio) contra o homem que Ele havia criado. O arrependimento divino não traz mudança em seu Ser, mas sim no seu modo de “tratar” o ser humano.


Vejam Só! Gênesis 6 6 e Números 23 19 Afinal Deus 
se arrepende ou não do que faz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos Ajude a Divulgar esse Blog: Conteudo para todas as Idades:
“Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. ” Mateus 10:33