Tradutor

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Por que dizem que Jesus é filho de Davi?

Obviamente Jesus não é filho, literalmente falando, de Davi, que viveu cerca de 1000 anos antes que Cristo nascesse em Belém. Jesus é filho de Maria, concebido por obra do Espírito Santo, como lemos em Lucas:1;26 seguintes. O título "filho de Davi" é dado a Jesus primeiro de tudo por causa da sua genealogia, isto é, ele é parente de Davi, descende de Davi.
Essa descendência é sublinhada pelo Evangelho de Mateus. O primeiro Evangelho começa exatamente assim: "Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão" (Mateus:1;1).

Mais importante do que essa 'razão' natural, é a razão teológica que existe por trás desse título dado ao Messias. Davi é o rei a quem é feita uma promessa, através de Natã, que perpassa toda a Bíblia: "A tua casa e a tua realeza subsistirão para sempre diante de ti, e o seu trono se estabelecerá para sempre" (2 Samuel:7;16). De fato, a genealogia proposta por Mateus no primeiro capítulo do seu Evangelho, está baseada nesta promessa. Foi estruturada em 3 grupos de 14 gerações: de Abraão até Davi, de Salomão até o Exílio em Babilônia e da volta do Exílio até Jesus, em quem se realiza a promessa de um "trono" estabelecido para sempre. É verdade que esse rei, Jesus, é completamente diferente daquele imaginado em base ao modelo de Davi.

O número 14 na genealogia de Mateus ganha valor ainda mais especial se consideramos que as letras hebraicas que compõe o nome de Davi, somadas, dão o valor 14. Desse modo Mateus mostra como Davi, o seu nome e a sua promessa caracterizam a vida desde Abraão até Jesus.

Porque o cego Bartimeu chamou Jesus de Filho de Davi?

Muitas perguntas já foram respondidas a respeito deste milagre de Jesus: a cura  do cego Bartimeu. Mas sempre descobrimos elementos novos que o espírito do Senhor suscita na mente daqueles que leem o texto da narrativa do milagre. Pergunta-se com frequência por que o cego não grita por Jesus de Nazaré em vez de Jesus filho de Davi.

Se percorrermos o texto do Novo Testamento, vamos encontrar a expressão dada a Jesus como “filho e Davi”, não somente nestes de (Mt 20,29-34)  (Mc 10, 46-52)  (Lc 18,35-43), mas em outros dezessete versículos do Novo Testamento que descrevem Jesus como “filho de Davi”.

Devido a este fato surge para os estudiosos da Bíblia uma pergunta contrastante: como Jesus poderia ser o “filho de Davi”, se o Rei Davi viveu 1000 anos antes de Jesus de Nazaré.

A explicação vem do próprio texto do Antigo Testamento em (2 Sm 7,14-16)

14 Eu lhe serei pai, e ele me será filho. E, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e     com açoites de filhos de homens;

15 mas não retirarei dele a minha benignidade como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.

16 A tua casa, porém, e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será                   estabelecido para sempre. (2 Sm 7,14-16)

Jesus era o Messias prometido  e esperado desde o Antigo Testamento, o que significa que Ele era da descendência de Davi. O povo Judeu acreditava que o Messias teria a descendência de Davi.

O evangelho de Mateus, escrito em Jerusalém para a comunidade Judaica, logo no primeiro capítulo mostra a descendência de Jesus o Messias. Mateus utiliza a prova genealógica para mostrar que Jesus na sua humanidade era da descendente direta de Davi por intermédio de José, o pai legal de Jesus.

Em Lucas encontramos a genealogia de Jesus no capítulo 3, seu texto mostra a linhagem de Jesus através de Sua mãe, Maria. A descendência de Davídica de Jesus vem por adoção com José e pelo sangue através de Maria. Porém, quando o texto se refere a Cristo como o filho de Davi, a intenção é de dar a Ele um título messiânico já citado nas profecias do Antigo Testamento.

Este título “Senhor, filho de Davi” é dado a Jesus várias vezes por pessoas que, pela fé, iam ao encontro de Jesus buscando ora o perdão de seus pecados ou a cura de seus males. Recordamos alguns:

Em Mateus 15,22 o fato da mulher cuja filha estava sendo atormentada por um demônio.

Em Mateus 20,30 o fato os dois homens cegos à beira do caminho

Em Marcos 10,47 o fato com o cego Bartimeu.

Todos estes episódios mostram que existe um clamor ao filho de Davi pedindo a cura e ajuda.

Portanto a exclamação "Senhor" saída da boca destes que pedem a cura mostra que acreditavam na divindade e no poder de Jesus.

E na exclamação que proferiam,  “filho de Davi” , demostravam  fé  em Jesus e que Ele era o Messias esperado.

 O descaso dos Judeus pelo título dado a Jesus “filho de Davi”.


Os Fariseus muito bem compreendiam o significado deste termo, mas ao contrário dos outros que tinham fé eles estavam cegos, pelo próprio orgulho e falta de compreensão Bíblica, na realidade messiânica.

Foram os pobres, os mendigos, os cegos, aleijados etc..., que reconheceram que o messias estava ali.

Então, os Fariseus quando ouviram o povo saudando Jesus como o Messias, ficaram enfurecidos (Mateus 21,15) e planejaram matá-lo o mais breve possível. (Lucas 19,47).

“Os chefes dos sacerdotes e dos escribas procuravam fazê-lo perecer, bem como os chefes do povo. 48 Mas não encontravam o que fazer, pois o povo todo o ouvia, enlevado”. (Lc 19,47-48)

Se Jesus não era filho de José, como era descendente de Davi?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos Ajude a Divulgar esse Blog: Conteudo para todas as Idades:
“Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. ” Mateus 10:33