Tradutor

sábado, 14 de novembro de 2015

AS LEIS NA BIBLIA

Sábio, justo e amoroso como é, Deus estabeleceu leis para regulamentar a saúde dos relacionamentos de Seus filhos e sua conduta diante dele. As leis não existem para tolher a liberdade saudável, mas para ampliar seu significado e aclarar seu sentido. À nação israelita foram dadas diversas leis, algumas das quais se cumpriram em Cristo e perderam seu valor para os dias de hoje. Para todos os que pretendem se tornar cidadãos da pátria celestial, também foi estabelecida a “lei da liberdade”. A Bíblia descreve essas leis.

1. Que tipos de leis encontramos na Bíblia?

a) Êxodo 21-22: Leis civis, e leis de proteção para reger a nação de Israel.
b) Levítico 1-4: Leis cerimoniais, envolvendo sacrifícios e ofertas de animais, específicas para o santuário.
c) Levítico 11: Leis de saúde, para felicidade e bem-estar do ser humano.
d) Êxodo 20:3-17: Lei moral, que expressa o caráter de Deus, conhecida como Lei dos dez mandamentos. Escrita pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra (Êxodo 31:18).
Não podemos confundir quem escreveu as leis, nem usar textos da lei cerimonial para explicar a lei moral ou vice-versa.

2. A lei cerimonial estava relacionada com o santuário. Como era o santuário?

Hebreus 9:1-5
"ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos, Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança; E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente".

3. Com a morte de Cristo, o que ocorreria com a lei cerimonial?

Daniel 9:27
"E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador".

Efésios 2:15
"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz",

Colossenses 2:14
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz".

4. A Bíblia nos ensina claramente que a lei cerimonial foi abolida na cruz. Mas, que dizer da lei dos dez mandamentos?
Mateus 5:17
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus".

5. Qual foi a atitude de Jesus para com a lei moral?

João 15:10
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor".

Tiago 2:10-12
"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade".

6. A fé em Cristo anula nossa obrigação de seguir os dez mandamentos?

Romanos 3:31
"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei".

7. O que Jesus espera dos Seus seguidores?

I João 2:6
"Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou".

I João 5:2, 3
"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados".

Eclesiastes 12:13
" De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem".



8. Quais são os benefícios da obediência aos mandamentos de Deus?

Salmo 19:7-11
"A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices".


A obediência à lei de Deus não é a causa, mas é resultado da salvação. Não se guarda a lei para ser salvo, mas por estar salvo em Cristo Jesus. Quem está em Cristo recebe dEle poder para ser fiel. E o faz por amor (João 14:15; Gal. 2:16; Rom. 3:31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos Ajude a Divulgar esse Blog: Conteudo para todas as Idades:
“Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. ” Mateus 10:33