Tradutor

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

OS 144 MIL SELADOS

APOCALIPSE:

Em toda a Bíblia apenas os capítulos 7 e 14 de Apocalipse tratam do tema dos 144 mil selados. É interessante notarmos que o capítulo 7 encontra-se entre a abertura do sexto selo (Apocalipse 6) e a abertura do sétimo selo (Apocalipse 8). Apocalipse 6 termina falando dos eventos finais da história humana indicando a iminência da vinda de Jesus. Então surge a pergunta: "Por que chegou o grande dia da ira deles e quem é que pode suster-se?" (Apocalipse 6:17). Quando lemos Apocalipse 8:1, vemos a abertura do sétimo e último selo, que é a própria Volta de Cristo com todos os anjos (Mateus 25:31). Nesta ocasião o céu estará em silêncio, vazio, por cerca de meia hora profética, ou seja, uma semana literal. Assim, o capítulo sete responde a pergunta formulada no fim do capítulo seis, "quem poderá suster-se?" Resposta: os 144 mil selados.


O SELO DE DEUS


"Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar,... dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus".Apocalipse 7:2-3
Os anjos na Bíblia são mensageiros de Deus (Mateus 13:41; 2 Reis 19:35). Estes quatro anjos estão retendo os ventos para que não soprem sobre a terra. Na profecia, ventos simbolizam guerras e lutas por supremacia entre as nações (Daniel 7:2; Jeremias 4:11-13;25:31-34). Deus não permitirá que os poderes do mal façam sua obra de morte até que o povo de Deus tenha sido selado.

O SELO DO DEUS VIVO

Selo ou sinal são sinônimos na Bíblia (Gênesis 17:11;Ezequiel 9:4;Romanos 4:11). Os selos antigos continham três elementos principais: nome do governante, seu cargo e a jurisdição ou domínio. O sábado de Deus é o único dos Dez Mandamentos que contém Seu nome: "o Senhor teu Deus"; Seu título ou função: Criador, "pois em seis dias fez o Senhor"; e Seu território ou jurisdição: "o céu e a Terra, o mar e tudo o que neles há" (Êxodo 20:8-11). O sábado do sétimo dia é um eterno sinal de lealdade a Deus. É o símbolo externo de uma fé viva e profunda.
Podemos ainda afirmar que, por extensão, são selados apenas aqueles que forem leais não só ao sábado, mas a toda a lei de Deus. Tiago afirma que se alguém guarda nove mandamentos e tropeça em um, se torna culpado de todos (Tiago 2:10).

O selo de Deus é aplicado aqui com duas finalidades específicas. Primeira, indicar que os 144 mil pertencem ao Senhor, por isso trazem o nome de Deus em suas frontes (Apocalipse 14:1). O "nome" de Deus é um termo frequentemente usado para representar Seu caráter. Os 144 mil revelam o caráter do Pai através de sua vida em obediência aos mandamentos de Deus. Em segundo lugar, o selo é aplicado como forma de proteger os filhos de Deus dos juízos que sobrevirão aos ímpios por ocasião das sete pragas (Apocalipse 7:3;9:4;16:2). Assim, o selo é símbolo de pertencimento e proteção.

POR QUE 144 MIL?

O número 144 mil é resultado da multiplicação de 12 X 12 X 1.000 = 144.000. Doze é o número das tribos de Israel do Antigo Testamento. Representa também o número da igreja construída sobre o fundamento dos doze apóstolos (Efésios 2:20). Na Nova Jerusalém, as doze portas são nomeadas após as doze tribos de Israel e seus doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos, representando, assim, o Israel tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Assim, o número 144 (12 x 12) representa a totalidade de Israel, ou seja, a totalidade do povo de Deus: Antigo e Novo Testamento.

QUAL O SIGNIFICADO DOS 144 MIL

 TEREM NA FRONTE ESCRITO O 

NOME DE DEUS?

Enquanto aqueles que possuem o selo de Deus recebem também Seu nome sobre a fronte, a marca da besta consiste no nome da besta na testa ou na mão (Apocalipse 13:16-17;14:9;16:2;19:20). A recepção do selo de Deus ou marca da besta denota conformidade com o caráter de Deus ou de Satanás. No conflito final todo mundo terá ou a imagem de Deus ou a do inimigo de Deus.
O selo de Deus não é um sinal visível. A característica que identifica os selados é seu firme compromisso em guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Isso é o que significa ter o "nome" ou caráter de Deus escrito em suas testas (Apocalipse 14:1).

RELAÇÃO DAS 12 TRIBOS NA BÍBLIA

A lista de paralelos na ordem das tribos é diferente. Judá vem em primeiro lugar ao contrário de Rúben, o filho mais velho de Jacó. Judá nunca é listado primeiro em qualquer das listas tribais do Antigo Testamento. Este deslocamento que é feito no Apocalipse é facilmente explicado quando é lembrado que o Cordeiro, o Messias, veio da tribo de Judá (Apocalipse 5:5-6). Ele é a cabeça desse círculo que se expandiu do povo de Deus.
No Apocalipse Dã e Efraim são omitidos, e as tribos de José e Levi são incluídas. Na realidade, José, como o filho favorito de Jacó, recebeu uma porção dupla de tal forma que seus dois filhos, Manassés e Efraim, se tornaram chefes de tribos. Israel, na verdade, tinha treze tribos, em vez de doze. A décima terceira era a tribo de Levi, tribo sacerdotal, que nunca recebeu herança. As tribos de Dã e Efraim no Antigo Testamento são descritas como apóstatas. Em seu discurso no leito de morte, Jacó falou de Dã como "uma serpente no caminho, uma víbora junto à vereda" (Gênesis 49:17). Na história de Israel, a tribo de Dã fez para si uma imagem de escultura (Juízes 18:27-31). Durante o tempo da monarquia dividida, Dã se tornou um dos centros de culto idólatra que competiram com o Templo de Jerusalém (11 Reis 12:29-30; 2 Reis 10:29).
 Da mesma forma, Efraim tornou-se para os profetas um símbolo da apostasia de Israel
e idolatria (Oséias 4:17;8:9-11;12:1; 2 Crônicas 30:1,10). O salmista descreve Efraim como "arqueiros equipados com arcos, mas eles viraram as costas no dia da batalha, eles não mantém a aliança de Deus" (Salmos 78:9-10). Na época de Isaías, Efraim se juntou à Síria contra Judá (Isaías 7:2-9), aliando-se assim com os inimigos do povo de Deus. O mais provável é que João omitiu Dã, bem como Efraim, e contou com a tribo de Levi, que não foi contado entre os doze tribos no Antigo Testamento

12 TRIBOS

UM TEMPO DE ANGÚSTIA

Embora seja verdade que os discípulos de Cristo hão de passar por muitas tribulações para entrar no reino de Deus (Atos 14:22), isso é verdade de um modo particular com relação aos 144 mil. Eles passarão pelo grande tempo de angústia "qual nunca houve desde que há nação sobre a terra" (Daniel 12:1). Experimentarão a ânsia mental do tempo da angústia de Jacó (Jeremias 30:5-7). Estarão sem um mediador através das terríveis cenas das sete últimas pragas (Apocalipse 16:1). Enfrentarão o mais difícil tempo de angústia que o mundo jamais conheceu, mas a boa notícia é que serão libertos dele e receberão a recompensa final.

QUAL O SEGREDO DA VITÓRIA DOS 

144 MIL

O segredo da vitória está no sangue de Cristo. Os 144 mil aprenderão por experiência o que significa ser dependente de Deus. Não confiarão em sua própria justiça ou obras, mas se apegarão pela fé aos méritos do filho de Deus que, a preço incalculável, conquistou na cruz o direito de lhes dar a vitória.

CONCLUSÃO

 Assim, podemos concluir que os 144 mil serão todos os salvos que estiverem vivos por ocasião do fechamento da porta da graça (Apocalipse 22:11) e passarem pela grande tribulação. Ao ler Apocalipse 7 muitos pensam ver dois grupos (os 144 mil e a grande multidão), mas se trata de um mesmo grupo em dois momentos distintos ? antes e depois da batalha. Nos versos 1 a 8, os 144 mil estão prestes a passar pela grande tribulação por isso é apropriada a linguagem militar de um exército organizado para a guerra. Na visão João vê uma grande multidão vestida de branco, com palmas nas mãos e um cântico nos lábios. Este é o cântico da vitória, ou seja, terminou o tempo de
prova e eles agora se encontram diante de Deus.
Aproxima-se o dia em que todos os seres humanos estarão divididos em apenas dois grupos. Cada um deles terá seu sinal identificador - selo de Deus ou selo da besta. Escolher a qual destes grupos vamos pertencer é um assunto de vida ou morte, que devemos resolver aqui e agora. A quem vamos manifestar lealdade? Que nome vamos ter? Que sinal ou selo vamos possuir? Decida agora mesmo obedecer a Deus e à Sua palavra.

MINHA DECLARAÇÃO DE FÉ

1.Creio que Deus está selando Seus filhos sinceros como sinal de Sua propriedade e proteção, desejo receber o selo de Deus em minha vida.
2.Compreendendo que o selo de Deus é o sábado e, por extensão, toda a Lei de Deus, desejo, pela graça de Cristo, colocar minha vida em harmonia com estes princípios.
3.Desejo orar e me consagrar para estar entre os 144 mil que hão de estar vivos e salvos na volta de Jesus.
Bênção final - "... Que a paz de Deus, que excede todo entendimento, guarde seu coração e sua mente em CRISTO JESUS".(Filipenses 4:7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos Ajude a Divulgar esse Blog: Conteudo para todas as Idades:
“Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. ” Mateus 10:33