Tradutor

terça-feira, 8 de março de 2016

Bíblia Católica e Bíblia Evangélica: Qual a diferença.

Creio que muitas pessoas têm dúvidas relativas a possíveis diferenças entre a Bíblia Católica e a Bíblia Evangélica. Seriam essas diferenças que levam evangélicos a discordar dos católicos e vice-versa?

Como ex-católico, conheço as duas versões da Bíblia e creio que as duas diferenças existentes entre elas são: Número de livros e tradução.
Numero de livros.
Bíblia evangélica tem 66 livros, enquanto que a Bíblia católica tem sete livros a mais. Estes livros são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruc, Sabedoria e Eclesiástico.
Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da Bíblia. Colabora ainda o fato destes livros não terem sido citados por nenhum autor do Novo Testamento.
Tradução
Primeiro, é preciso entender que a Bíblia foi originalmente escrita em hebraico e aramaico (antigo testamento) e grego (novo testamento). Posteriormente o AT foi traduzido para o grego. As Bíblias escritas em outros idiomas como inglês, espanhol, francês, alemão, português, etc, são versões do grego original. Desta forma, cada tradutor usou expressões diferentes em seu próprio idioma para representar aquilo que estava escrito em grego.
As diferentes versões da Bíblia, normalmente não alteram o sentido original, por isto, tanto a tradução católica como a evangélica tem o mesmo princípio. Evidentemente que alguns termos podem ter sido adaptados a uma comunidade em detrimento de outra.
Tradução da Bíblia para o português
Bíblia evangélica usada no Brasil foi traduzida para o português por João Ferreira de Almeida, um português católico que se converteu ao protestantismo em 1642 e logo em seguida iniciou o trabalho de tradução. A versão de Almeida foi a primeira em língua portuguesa.
Bíblia católica possui diversas traduções. Não sei precisar se há alguma versão preferida. Soube recentemente que a versão “Nova Tradução em Linguagem de Hoje” (versão evangélica) da Sociedade Bíblica do Brasil foi adotada por uma importante editora católica.
Conclusão
As diferenças entre a Bíblia católica e a Bíblia evangélica não torna uma verdadeira e outra falsa. Ela é única em sua essência e tem o mesmo propósito que é apresentar a salvação em Jesus Cristo.
Católicos e evangélicos submetem à mesma palavra. O critério de salvação para um evangélico é o mesmo para um católico. Se os evangélicos insistem que é necessário entregar a vida a Jesus e obedecer à palavra de Deus, a Bíblia católica não desmente isto, pelo contrário, ela confirma isto.
Portanto, a diferença entre evangélicos e católicos não é pelo que está na Bíblia e sim pelo que não está. Enquanto que os evangélicos têm sua fé fundamentada exclusivamente nas sagradas escrituras, os católicos baseiam-se também na tradição e nos dogmas da igreja, como: a  assunção de Maria, a infalibilidade do papa, o purgatório, o culto aos mortos, culto aos santos, entre outros. Estes ensinamentos não são bíblicos e, portanto são alguns dos pilares que distanciam evangélicos de católicos.
Fiquemos com a Bíblia, pois ela é a palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e fonte de toda a informação que o homem precisa para conhecer a Deus.
Bíblia: A palavra de Deus
Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas tem dúvidas sobre a Bíblia. Ela de fato é a palavra de Deus? Conheça um pouco deste livro que poderá mudar a sua vida.
O que significa Bíblia?
A palavra Bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento (antiga aliança) e 27 do Novo Testamento (nova aliança).
Quem escreveu a Bíblia?
Aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da Bíblia, contudo, a Bíblia tem um único autor intelectual que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros não escreveram aquilo que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem. No Segundo livro de Timóteo, Paulo diz que a Escritura (bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.
Quando a Bíblia foi escrita?
Ela foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos. O livro de Gêneses foi escrito por volta de 1445 AC e o Apocalipse por volta de 90 a 96 DC. O livro de Jó tem data incerta, mas acredita-se que ele seja o livro mais antigo da Bíblia.
A Bíblia foi escrita em qual idioma?
O antigo testamento foi escrito em Aramaico e Hebraico, sendo traduzido posteriormente para o grego. O novo testamento foi escrito em grego.
A Bíblia é de fato a palavra de Deus?
John Wesley* fez uma importante declaração a respeito da veracidade da Bíblia. Ele declarou que os homens bons ou os anjos, não podem ser os inventores dela, pois sendo bons eles não poderiam mentir e na Bíblia há inúmeras frases dizendo: "Assim diz o Senhor...", frases que só podem ser de Deus!
Ainda, segundo ele, ela também não pode ser invenção dos demônios ou de pessoas más, já que neste caso, eles estariam escrevendo um livro para condenar eles mesmos.
Por fim, ele conclui que apenas Deus pode ter sido o seu inventor e criador, sendo portanto ela uma obra de Deus, significa que tudo que ali está escrito é a palavra de Deus e a mais absoluta verdade, pois Deus é verdade!
A Bíblia contém erros?
Não. Por ter sido inspirada por Deus, ela não contém erros, falhas ou mentiras.
A Bíblia evangélica é diferente da Bíblia católica?
A Bíblia é única. Contudo, as versões evangélicas contém sete livros a menos que as versões católicas. São eles:  Tobias, Judite, I Macabeus, II MacabeusBaruque, Sabedoria, Eclesiástico.
Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da Bíblia. Outro ponto importante é que o Novo Testamento não faz nenhuma referência a estes livros. (veja mais)
Qual o propósito da Bíblia?
Ela é um livro cristológico, isto é, desde o Gêneses ao Apocalipse, tudo aponta para Jesus Cristo. Portanto, é um livro que tem o propósito de apresentar Jesus ao homem.
Existe algo realmente importante na Bíblia para a minha vida?
Ela é o livro mais sábio e completo que existe. É impossível alguém se envolver com o estudo bíblico é não sofrer uma mudança de vida. Milhares e milhares de pessoas, entre elas EU, tiveram suas vidas completamente modificadas com os ensinamentos bíblicos.
Mateus: 11;25 
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
 Cremos
1. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt: 6.4)   (Mt: 28.19)  (Mc: 12.29)
2. Na inspiração verbal da Bílbia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2 Tm: 3.14-17)
3. Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14) (Rm:8.34) ( At:1.9)
4. Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus (Rm: 3.23)  (At: 3.19).
5. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus      (Jo: 3.3-8)
6. No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At: 10.43) (Rm: 10.13; 3.24-26) (Hb: 7.25; 5.9).
7. No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo    (Mt: 28.19) (Rm: 6.1-6)  (Cl: 2.12).
8. Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb: 9.14) (1 Pd: 1.15)
9. No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade             (At: 1.5; 2.4;10. 44-46; 19.1-7).
10. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade (1 Co: 12.1-12).
11. Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts: 4.16. 17)  (1Co: 15.51-54)  (Ap: 20.4)  (Zc: 14.5)  (Jd: 14).
12. Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra 2 Co: 5;10
13. No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis Ap: 20;11-15
14. E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis Mt: 25.46
 O que é o inferno?
Lugar de densas trevas, fogo que não se apaga, morada eterna do diabo e seus anjos, ande haverá choro e ranger de dentes, lugar de desespero total e nenhuma esperança de salvação, lugar da ira de Deus... são tantas as características e cada uma mais sombria que a outra.
Muitos não levam a sério a existência do inferno nem a possibilidade de fazer dele a sua morada eterna. O assunto é muito sério já que ir ou não para o inferno dependerá de nossas escolhas e a única escolha que nos poderá livrar-nos do inferno e escolhermos Jesus Cristo.
Veja os dois vídeos abaixo sobre o inferno. O primeiro é sobre o que é o inferno em uma pregação expositiva, já o segundo é uma visão teológica do inferno.  
 Deus
Quando olhamos para os filmes, livros, arte e tudo mais que está em nossa volta, veremos que o homem tem um grande interesse pelo desconhecido. Consciente ou inconscientemente o homem busca um ser superior. Há perguntas que precisam ser respondidas satisfatoriamente e é para este ser superior que nossos olhares apontam.
Deus é a resposta para as nossas perguntas. Sem ele, seríamos profundamente perturbados ao olhar em nossa volta e observar a natureza, por exemplo, sem saber como tudo isso veio a existir.
 A existência de Deus
Deus existe. Esta é uma afirmação simples e inquestionável, tão inquestionável que a Bíblia se quer se preocupa em afirmá-la. Já nos primeiros capítulos vemos Deus agindo e prossegue por toda a escritura. A mensagem é simples: Deus existe e tudo que ele fez e faz é o suficiente para que o homem saiba que sua existência é inquestionável.
 A revelação 
Tudo que sabemos sobre Deus foi revelado por ele mesmo, ou seja, ele se auto revelou a nós, sem isso, nada saberíamos. Os cristãos acreditam firmemente que a Bíblia é a revelação escrita de Deus para os homens.
Os atributos de Deus
Onisciente: Ele sabe de todas as coisas passadas, no presente e futuras.
Onipotente: Tem o poder sobre tudo que há. Nada está fora do seu alcance.
Onipresente: Deus está em todo lugar. Não há nenhum lugar na terra ou fora dela onde a presença de Deus não possa ser encontrada.
Um cético chinês disse um cristão: “Se Deus está em todo lugar, então ele está no inferno também”. A resposta foi imediata: “A ira de Deus está no inferno”.
 O caráter de Deus
Deus é santo, justo, fiel e bondoso. Esses atributos são muito confortantes, pois indica que ele não irá negar aquilo que prometeu, pois sua palavra reflete o seu caráter.
 Deus é amor
O apóstolo João afirma categoricamente em sua primeira carta que Deus é amor. Ele é a essência do amor e ninguém é capaz de amar como Deus ama, pois ele é o próprio amor.
E ele manifestou esse amor por nós, como está escrito em João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
 Como conhecer Deus
O relacionamento do homem com Deus não é baseado em conhecimento profundo por parte do homem, mas é baseado na fé em Jesus Cristo. Deus enviou Jesus, para que por meio dele fossemos aceitos na sua presença e desfrutássemos de um relacionamento íntimo.
Veja abaixo uma reflexão sobre o amor de Deus e o Deus do amor:
 Jesus Cristo
Jesus Cristo sempre existiu, ele e a segunda pessoa da trindade: Deus Pai, Deus filho (Jesus) e Deus Espírito Santo.
Veio ao mundo em forma de homem, nasceu de mulher, apesar de ter sido gerado pelo Espírito Santo de Deus, cresceu e viveu como homem comum, passou por tudo que um homem de sua época passava.
Jesus Cristo foi obediente aos seus pais terrenos, a Deus, ao estado e as leis de sua época (ele pagou os tributos ao Império Romano). Como homem teve uma profissão, foi marceneiro e exerceu esta profissão junto com seu pai terreno, José.
Jesus não era metade homem e metade Deus, ele era 100% homem e 100% Deus. Isto é um grande mistério
Como o  Cristo tinha um plano a cumprir e sabia disso desde o início. O plano havia sido traçado por Deus, antes da fundação do mundo. No momento certo, por volta dos 30 anos de idade, iniciou o seu ministério, isto é, saiu e começou a anunciar a todos que ele era o filho de Deus e que as pessoas deveriam arrepender-se de seus pecados.
Jesus Cristo era esperado por seu povo, os judeus, mas eles não o reconheceram e o negaram. Sua existência dividiu a história do homem em duas partes a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo).
Jesus Cristo realizou muitos milagres: Curou doentes, expulsou demônios, multiplicou pães, transformou água em vinho, fez o mar revolto de acalmar, ressuscitou mortos, perdoou pecados, entre outros.
Andava e conversava com pecadores, ele condenou o pecado, mas não desprezou os pecadores. Ensinou como nenhum outro jamais ensinou,  declarou o amor como dom maior que o homem pode ter nesta vida.
Jesus Cristo chorou.
Durante seu ministério, treinou algumas pessoas para darem continuidade a sua obra. Foi preso, julgado e considerado inocente, mesmo assim o condenaram. Carregou uma pesada cruz e nela foi crucificado, mesmo sem ter cometido nenhum pecado.
Entregou a sua vida, ele morreu em meu lugar e no seu lugar, seu sangue derramado na cruz é o que purifica os nossos pecados.
Jesus Cristo ressuscitou no terceiro dia após a sua morte, depois disso ficou por volta de 52 dias na terra e então voltou ao céu. Este acontecimento foi visto por muitos. Jesus vive e está a direita de Deus.
Jesus Cristo voltará para levar ao céu aqueles que o aceitarem, que crerem na sua pessoa, no seu sacrifício e obedecerem a sua palavra, a Bíblia Sagrada. Voltará também para julgar e condenar ao inferno aqueles que o rejeitarem.
Jesus Cristo te ama e demonstrou esse amor se entregando por você e por mim pagando o preço dos seus e dos meus pecados. E agora? O que é preciso fazer para ser salvo?

Jesus Cristo é o Senhor.
 
 O Espírito Santo
O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Nesta afirmação devemos observar que terceira pessoa não é uma classificação, onde ele será o terceiro, afinal ele é Deus, assim como o Pai e o Filho.
Na Bíblia o Espírito Santo é apresentado com vários nomes como: Espírito Santo, Espírito de Deus, Consolador, Conselheiro, Espírito de Cristo, advogado, entre outros.
 Função do Espírito Santo
A função do Espírito Santo é revelar Jesus Cristo aos corações dos homens e nos levar para próximo de Deus. Ele testifica que a obra de Cristo é verdadeira. Paulo escrevendo aos Coríntios diz: Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
Veja algumas afirmações bíblicas sobre a atuação do Espírito Santo em nossas vidas:
Ele intercede por nós:
Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  Rm: 8.26
Realiza a sua vontade:
Todas as coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. 1 Co: 12.11, em referências aos dons espirituais.
Nos ensina e testifica da verdade que é Jesus Cristo:
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
O Espírito Santo atua em nossos corações para nos levar ao arrependimento dos nossos pecados e confessarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ele nos guia, nos ajuda, nos ensina. Devemos, contudo estar sensíveis a sua atuação e não endurecer o nosso coração quando ouvirmos a sua voz.
Por que você está lendo este texto e não um texto sobre futebol? Quem te impulsionou?
Uma rápida reflexão:

Saiba a diferença entre a Bíblia Católica da Bíblia Protestante

Fonte do Autor: evangelizacao.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos Ajude a Divulgar esse Blog: Conteudo para todas as Idades:
“Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. ” Mateus 10:33